20 setembro 2010

Ufa! Voltei...


Finalmente, depois de 10 meses longe das largadas de provas, voltei ontem ao Troféu Brasil de Triathlon. E percebi que preciso largar mais vezes... E urgente!

Disputei o revezamento em Santos com minhas amigas do RM Elite Team Tuanny Viegas e Thaty Porto, e ganhamos a prova de equipes sem grandes problemas. Na parte sob minha responsabilidade, a natação, terminei em 2º com 12’00” (na entrada da transição), atrás apenas de uma atleta júnior recém saída da natação – então, missão cumprida: nadei bem!

Mas a largada... Ah! A largada...

Eu sempre tive dificuldade com aquela largada de Santos. O mar é raso, a maré está sempre baixa, parece que corremos mais do que nadamos! E eu, que não sou exatamente uma pessoa alta, estou sempre um “estilo” à frente das minhas concorrentes: enquanto elas ainda correm, eu já salto; enquanto elas saltam, eu golfinho; quando elas começam a golfinhar, já estou nadando. E o prejuízo já está acumulado, e eu tenho que buscar a nado.

Ontem não foi diferente – mas acentuado pela falta de ritmo de provas. Quando começamos a saltar as ondas, a Bel Fonseca (minha amiga, colega de treinos da RM e atleta júnior) estava uns cinco metros à minha frente; quando ela começou a nadar, eu já nadava há uns bons segundos e estava uns 50 metros atrás, pelo menos! Que desespero...

Como eu estava ali pra fazer força, mesmo, pus na cabeça que tinha que alcançá-la até a primeira bóia. Escolhi uma linha mais fechada, pois a corrente puxava para a direita, e fui sozinha, enquanto o pelotão feminino ficava à minha direita porque começara em linha reta.

A estratégia deu certo, e passei o grupo sem ser incomodada ou levar pancadas, chegando na primeira bóia lado a lado com a Bel – e por dentro. Fiz o contorno, cutuquei a Bel, que me viu e entrou na minha esteira. Puxei até a segunda bóia, onde achei espaço entre um grupo de atletas masculinos (da largada anterior) e continuei minha linha reta até a praia – já sem a compania da Bel, que ficou presa entre os homens.

A saída da água não foi muito melhor que a entrada, pelos mesmos motivos. Mas foi emocionante! Todo mundo torcendo, batendo palmas... Há quanto tempo eu não via aquilo!


Passei a pulseira pra Tuanny, que logo alcançou a garota que estava à nossa frente, mas competia sozinha... E saí correndo para fazer mais uma transmissão da prova dos profissionais para o twitter do @mundotrilive!

Minhas amigas cumpriram muito bem seus papéis e agora cada uma de nós tem um troféu que nunca imaginou que teria: eu, de nadadora; a Tu, de ciclista; e a Thaty, de corredora! Quem não presenciou o episódio não vai saber nunca o nível da concorrência... :)

Obrigada ao meu time, a toda a Equipe RM e Coach Rosana Merino, aos meus patrocinadores e apoiadores (Asics, Aqua Sphere, Accelerade, Clínica 449, Cia Athlética e Vélotech), médicos, fisioterapeutas e, especialmente, à minha família por terem participado de mais essa conquista na minha busca pelo retorno definitivo às competições.

Espero estar de volta à Elite em breve, mas, por enquanto, vou continuar fazendo largadas e tentando melhorar esse meu ponto fraco. Esta semana tem mais: Thunder Race, em Caiobá. A entrada na água é bem parecida, mas pelo menos o desespero será menor: depois da corrida, são 3000m de natação. Oba!


10 comentários:

Anônimo disse...

Ana, parabéns pelo retorno, que esteve em Santos pode perceber a sua contagiante emoção ao sair da água.

Continuo na sua torcida.

Sucesso.

@klebercorrea

Rogerio disse...

Deus existe e seus milagres estão espalhados pelo mundo e pelas largadas de provas e que largada!

Unknown disse...

Ana,

Que essa força sobrenatural que tu tens transforme-se em novas vitórias, parabéns!

Renato André Silva
Brasília-DF

Unknown disse...

Parabéns pelo retorno!
Impressioante como vcs conseguem analisar distâncias, tempos, posições e etc tudo na água... eu só consigo fazer força e olha lá!
Força para as próximas provas.
Um beijo,
Bruno Vicari

Jorginho disse...

Parabéns Ana !!! Força guerreira !!! Em 2011 te esperamos no Triathlon de Criciúma... Tri-bj! Jorginho!

Bel disse...

Emocionante ler seu depoimento e delícia saber que vai estar em Cioabá também. Parabéns e um super abraço. Bel

Ana Vieira disse...

Demais! Simplesmente demais!
=)

Bia disse...

Parabens, Guria, tu es Muitissimo Incrivel!!
Foi maravilhoso te encontrar na semana passada.
Bjao!
Parabens!
Bia

Bruno disse...

Grande prova, Ana. Te desejo de volta o sucesso que sempre te acompanhou.

Marcio disse...

Parabéns Ana pelo seu retorno e brilhante participação na prova.

Torço muito por vc !!!